Navio Costa Favolosa, uma das novidades da Costa Cruzeiros
no Brasil para a temporada 2012 - 2013
Oi gente... Tudo bem?!
Estamos entrando em Agosto já... Nossa... o ano está voando. Daqui a pouco, chega Outubro e os primeiros navios começam a atravessar os mares para iniciar o sobe-e-desce pela costa brasileira, uruguaia e argentina.
Milhares de cruzeiristas irão embarcar pela primeira vez em um transatlântico, e um número também expressivo estará repetindo a dose, pela segunda, terceira, enesima vez, porque viajar de navio é tudo de bom.
Para te ajudar na escolha, seja esta sua primeira viagem de navio ou não, resolvi traçar aqui um breve panorama das suas opcoes de escolha. Espero que ajude.
As Companhias Maritimas
Quem vem?
Por que "quem vem"? Muitos de vocês já devem saber, mas de repente, para quem está lendo o blog pela primeira vez, isso também é novidade: OS NAVIOS NÃO FICAM NO BRASIL O ANO INTEIRO. Eles normalmente, "descem" do hemisfério norte em Outubro/Novembro. Permanecem por aqui durante a primavera/verão, até Março/Abril, quando voltam pro hemisfério norte de novo, pois o nosso outono/inverno não é (pelo menos por enquanto; isso deve começar a mudar nas temporadas futuras) muito interessante para as companhias manterem seus navios por aqui.
Dito isso, vamos ao que interessa: repetindo o sucesso dos anos anteriores, teremos por aqui Costa Cruzeiros, MSC, Royal Caribbean, Ibero e Pullmanntur. Cinco companhias (sem contar a Ocean Cruises), somando 15 navios (por favor me corrijam aí se eu estiver errada ou se alguma novidade surgir). A MSC estará com 4 navios (MSC Musica, Orchestra, Fantasia e Magnifica), Costa com 4 (Costa Fortuna, Favolosa, Fascinosa e Serena), Ibero com 3 (Grand Mistral, Holiday e Celebration), Royal com 1 (Splendour of the Seas) e Pullmanntur com 3 (Zenith, Soberano e Imperatriz).
A Ocean Cruises, (companhia de alto luxo - depois falamos dela em outro post) terá 2 navios de passagem pelo Brasil (Marina Riviera e Regatta Nautica), mas eles não ficam por aqui. Um deles, virá de Lima, no Peru para o Rio de Janeiro, depois "desce" do Rio até Buenos Aires. Volta, de Buenos Aires pro Rio. Esse mesmo navio, seguirá depois, do Rio para Miami. O outro vem de Roma pro Rio, depois segue para o Thaiti, com possibilidade de um cruzeiro mais curto, até Valparaiso, no Chile. (Viagem com mais de um mês de duração, contornando a America do Sul, navegando pela Patagônia argentina, chilena, e depois, atravessando o Pacífico Sul, pela Ilha de Páscoa até a Polinésia Francesa.
Critérios para a escolha do cruzeiro
Mas então... voltando à temporada de verão da nossa costa atlântica sulamericana, você terá a difícil tarefa de escolher o seu cruzeiro entre basicamente 15 navios diferentes. Falando assim, parece difícil, mas alguns critérios a ser definidos podem ajudar muito nesta escolha. Estes critérios são:
Quando ir
Quanto gastar (ou classificação do navio)
Duração da viagem
Bebo socialmente ou entorno meeeeeeesmo e enxugo todas
Para onde ir (Nordeste, Sudeste, Uruguai e Argentina)
Qual navio quero conhecer
É o primeiro Cruzeiro?
O primeiro critério é "Quando ir". Como disse, nos meses de Outubro e Novembro, os navios estão fazendo as chamadas "travessias", vindo do Hemisfério Norte para o Brasil. Uma vez aqui, começam as viagens de normalmente 3, 4 e 7 noites (com algumas variações de 5, 6 ou até 10). Mas normalmente, são os mini-cruzeiros mesmo (de 3 e 4 noites) e os cruzeiros com uma semana de duração. Uma excelente forma de se obter orientação de graça, além do blog, é consultar um bom agente de viagens. Neste caso, se você quiser uma indicação, pode contactar a minha agência, a 4 Estações Turismo e Intercâmbio, que eu (e a minha turma) teremos o maior prazer de ajudar (
info@viajarcomestilo.com.br). Em Novembro, Dezembro, Fevereiro (depois do Carnaval), Março e Abril (fora das épocas nobres: Natal, Reveillon, Ferias de Janeiro/Fevereiro e Carnaval), os preços são melhores, e pipocam promoções do tipo segundo, terceiro passageiro grátis, crianças não pagam etc... Se você puder escolher quando ir, sem dúvidas, fará um ótimo negócio.
O segundo critério, "Quanto gastar" está diretamente ligado à classificação do navio. Assim como existem hotéis 3, 4 e 5 estrelas; os navios também tem estrutura e qualidade de serviços que diferem um do outro. Em linhas gerais, os navios da Pullmanntur e Ibero são menores, mais antigos (o que não significa em absoluto que sejam ruins, ainda mais se for o seu primeiro cruzeiro, provavelmente, você vai curtir tudo). Ao passo que os navios da Costa, Royal Caribbean e MSC são maiores, mais novos, imponentes e luxuosos, portanto, via de regra, os preços são mais altos.
O terceiro critério, "Duração da viagem" também ajuda a definir. Se for o seu primeiro cruzeiro e você não quiser arriscar (por medo de enjoo, por exemplo) e fazer um cruzeiro curtinho, com certeza terá bem menos opções de navios e datas prá escolher. Como ja disse, é mais facil encontrar a sua viagem perfeita, em Dezembro ou Março, talvez Abril, antes dos navios irem embora.
O quarto critério é bem importante prá muita gente. Pois bebida alcoolica em navio, quando não está incluída, é caro sim. E se você é daqueles que bebe bastante, uma ótima opção seria os navios da Pullmanntur, que trabalham em sistema all inclusive, com bebidas a vontade 24h/dia. Pode acontecer de nem todas as bebidas entrarem no all inclusive (whiskies importados, diferenciados por exemplo), mas prá quem isso é importante, pode ser um fator determinante na escolha do navio.
O quinto critério, o itinerário. Muita gente não liga prá onde o navio vai. O importante é curtir o navio. Mas não podemos nos esquecer, que as escalas são importantes sim e podem nos proporcionar oportunidades incríveis de sair do navio, andar em terra firme e conhecer novos lugares. Imagine fazer uma viagem super bacana, num navio fantástico e ainda de quebra, conhecer Buenos Aires, Punta del Este, Rio de Janeiro, Salvador... dentre várias outras escalas na costa atlântica sulamericana. Então, pense nos lugares que você gostaria de conhecer, antes de definir a viagem. Pois nem todos os navios param em todas as escalas.
O sexto critério, "Qual navio quero conhecer" pode ser um fator determinante. Muita gente, apaixonada por viagens de navio, mas que ainda não teve a chance de estreiar neste maravilhoso mundo dos mares, sabe tudo, mais do que eu, de tudo quanto é navio... Ou mesmo que não seja assim, mas às vezes, um dia, viu alguma brochura, reportagem em revista ou TV sobre um determinado navio e desde então guarda o sonho de viajar abordo dele. Eu por exemplo, desde o momento em que vi um video do Costa Favolosa, mostrando a área de Play Ground com Cinema 4D e simulador de Golfe e Grande Premio de Formula 1, fiquei maluca para conhecer o navio. Bem, para ajudar, vamos traçar um panorama de cada um.
E o finalmente, o sétimo e último critério, "É o primeiro cruzeiro?". Esse é o mais fácil de todos (ou quem sabe o mais difícil, que vai complicar a sua vida). Pois se for o seu primeiro cruzeiro, é muito provável que você goste de qualquer viagem que escolher. Que tal experimentar?!
Aguardem os próximos posts com os navios.... até a próxima!!!