Navegar Com Estilo

Como estilo é essencial em tudo, ainda mais em se tratando de viagem, ainda mais em se tratando de viagem DE NAVIO, este blog obviamente pretende facilitar ao máximo a vida de quem curte (ou que ainda vai começar a curtir) esse tipo de atividade, tão em moda de uns tempos prá cá, e prá lá de estilosa, concorda? Se esta é sua primeira visita, veja o índice por assuntos, à direita do seu vídeo. E seja muito bem vindo!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Navios no Brasil o ano inteiro???

Você que gosta de viajar de navio na costa brasileira, ou mesmo que faz planos para; não sei se já parou prá pensar nisso, ou se observou, mas a temporada de cruzeiros na costa do Brasil não dura o ano todo. Certo?


Navio MSC Armonia, uma das grandes sensações da temporada 2010-2011 no Brasil.

Isso mesmo. Os navios começam a chegar no Brasil em Outubro, Novembro... e permanecem no máximo até início de Abril, quando "sobem" o mapa mundi, com destino ao hemisfério norte, afinal, a temporada do verão caribenho e principalmente do europeu (que vai de Abril a Setembro) é a mais lucrativa do setor em todo o mundo.

Isso significa que, se nada mudar nos próximos anos, o incrível número de turistas que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016 (eventos que tradicionalmente acontecem nos meses de Junho e Julho) ficariam de fora e não incrementariam o setor que tanto cresce no turismo brasileiro nos últimos anos. (Uma pena!!!)

Mesmo com os investimentos previstos para a melhoria dos terminais de passageiros em sete portos do Brasil, e a já anunciada parceria entre hotelaria e os operadores de cruzeiros marítimos para ampliar a oferta de leitos no País, o setor de cruzeiros, que prevê crescer 36% este ano, ainda não vê a possibilidade de participar dos eventos esportivos de 2014 e de 2016.

De qualquer modo, as empresasm que comercializam as viagens de cruzeiro, como  MSC, Costa e Royal Caribbean estão otimistas com os resultados obtidos no Brasil nos últimos anos, e preveem a chegada de novos navios para compor a frota em 2012 (isso é bom demais prá VOCÊ, pois mais opções, mais qualidade e preço menor).

O governo brasileiro, por outro lado, vê na indústria de cruzeiros a melhor saída para a falta de leitos de determinadas cidades, visando a atender a demanda da Copa e das Olimpíadas.

O fato é que especialistas do setor não acreditam que essas obras irão resolver o problema; pois como já foi dito, além do fato de julho ser a melhor temporada de cruzeiros na Europa, problemas como altas taxas, burocracia trabalhista e falta de flexibilização para vistos complicam ainda mais as conversas com o governo.

Esses eventos acontecem em julho que é a alta temporada europeia. É quando os preços são os mais altos do mundo, e o custo de se operar na Europa é muito mais baixo do que o de operar no Brasil. Dá prá acreditar?! Se o custo continuar alto, se a questão de vistos para estrangeiros não for simplificada, e se os impostos e taxas portuárias continuarem tão elevados, não acredito que alguma empresa vá disponibilizar navios. Seria prejuízo pra ela. 

Se a ideia é manter navios na costa brasileira durante os doze meses do ano - antes e depois dos eventos esportivos, as negociações tem que ser longas, e oficiais, pois ninguem vai se arriscar assim por nada.

Para o gerente comercial da MSC, a empresa está sempre atenta a novas oportunidades, mas tudo depende de conversas e acordos com os interessados em trazer os cruzeiros ao Brasil durante a Copa. "Ainda não há nada de concreto; na verdade saem rumores a todo momento, mas por se tratar de julho, que é um período em que os navios estão na Europa e o mercado por lá fica muito aquecido, é difícil ter equipamento para suprir essa demanda. Atualmente os custos dessa operação são muito altos, e dessa forma fica praticamente impossível".

Outra empresa que também está reticente em relação à participação do setor na Copa é a Costa, que acredita que, se o governo não facilitar a vinda e permanência dos navios na costa brasileira durante um ano inteiro, a logística para trazer e levar um navio da Europa será um empecilho, já que este processo pode atingir uma média de 30 dias. "A Copa é em julho, não há navios em operação no Brasil nesses meses. Não sei como tudo ficará até lá, mas ficaria mais fácil se tivéssemos navios que operassem o ano todo. A logística para trazer e levar um cruzeiro da Europa, para a Copa, além de demorada, pode inviabilizar o processo", enfatizou o consultor de Marketing Francisco Ancona Lopez.

Temporada de 2011


O setor de cruzeiros, que irá receber 20 navios na próxima temporada, que se inicia em outubro deste ano e vai até maio de 2011, face a 18 navios em 2009/2010, prevê crescer 23% no número de passageiros transportados, atingindo a marca de 884 mil pessoas, ante as 720 transportadas na última temporada. Além disso, as empresas de cruzeiro esperam receber mais navios, como é o caso da Royal Caribbean, que irá receber três navios até 2013. "No mundo nós temos mais de 30 navios, e iremos receber um este ano, um em 2012, e um em 2013. Na última temporada atuamos com dois navios no Brasil, e vimos a necessidade de colocar mais um nesta temporada", contou o diretor comercial da Royal Caribbean, Ricardo Amaral.

A empresa MSC Cruzeiros, que atuou no Brasil na última temporada com seis navios e que para 2011 se diz obrigada a reduzi-los a cinco por falta de infraestrutura portuária, também espera a chegada de mais um navio em 2012. Entretanto, ainda não vê possibilidade de ampliar o atual quadro de navios no País. "Tínhamos a intenção de manter 6 navios, mas tivemos de excluir essa ideia por falta de estrutura portuária e de infraestrutura das cidades. Ainda assim acredito no mercado brasileiro", disse o gerente comercial Edi Guerreiro.

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