Navegar Com Estilo

Como estilo é essencial em tudo, ainda mais em se tratando de viagem, ainda mais em se tratando de viagem DE NAVIO, este blog obviamente pretende facilitar ao máximo a vida de quem curte (ou que ainda vai começar a curtir) esse tipo de atividade, tão em moda de uns tempos prá cá, e prá lá de estilosa, concorda? Se esta é sua primeira visita, veja o índice por assuntos, à direita do seu vídeo. E seja muito bem vindo!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Embarcando (ou fazendo escala) no Porto do Rio de Janeiro


Porto do Rio de Janeiro, Terminal de Passageiros Pier Mauá, Av. Rodrigues Alves, 10
Praça Mauá - Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro, um dos maiores do Brasil, é muito moderno e possui estrutura organizada para embarques em cruzeiros de itinerários nacionais ou internacionais.

Conhecido como Pier Mauá (http://www.piermaua.com.br/), o porto fica localizado na região central da cidade, super perto de tudo. A apenas dois quilômetros do Aeroporto Santos Dumont e a 11 quilômetros do Aeroporto Internacional Tom Jobim, ambos com acesso por vias expressas. Os principais pontos turísticos da cidade ficam a menos de 10 quilômetros do Terminal: Maracanã (5 km), Corcovado (7 km), Pão de Açúcar (6 km), Copacabana (8km). 

O Corredor Cultural do Centro do Rio - que abriga a Candelária, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), a Casa França-Brasil, o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal, entre outros - dista apenas 300 metros do Terminal de Cruzeiros.

E até 2013, dois novos e importantes museus estarão funcionando na Zona Portuária: Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio – MAR. Ambos fazem parte do Projeto Porto Maravilha.

Para os passageiros que chegarem no aeroporto do Galeão existem 3 opcoes: Taxi (Indicamos os Táxis credenciados), transfers pre-agendados ou o famoso ônibus Frescão.

O ônibus Frescão e uma ótima alternativa para quem chega perto do horario de embarque no porto e para quem esta com pouca bagagem. Ele demora, em média, 20 minutos com trânsito livre, e a parada é a 50 metros da porta de entrada do porto. Além de super econômico é também muito confortável!

Outra coisa que sempre me perguntam é sobre as opções de estacionamento, para quem vai de carro. Atualmente o estacionamento da Pier Mauá funciona na Avenida Rodrigues Alves, nº 241, em frente ao Armazém 4. Mas o próprio site alerta que em virtude das recém-iniciadas obras do Porto Maravilha na área, os passageiros devem consultar as orientações no site, www.piermaua.com.br, que estão sendo atualizadas regularmente e comunicam qualquer alteração nos acessos à Pier Mauá e ao estacionamento. É claro que a comodidade de estacionar dentro do complexo tem um custo. Caso prefira outras opções, existem algumas próximas na área. 

Ao chegar no Porto percebe-se que o porto do Rio de Janeiro é amplo, bem organizado, bonito e, aparentemente, bem seguro tambem. Basta ir com toda sua documentacao em maos e se guiar pelas placas indicativas !

O Terminal Internacional de Cruzeiros da Píer Mauá é dotado de confortáveis instalações para Alfândega, Polícia Federal, Policia Civil, Anvisa, Ministérios do Trabalho e Agricultura, Agências Marítimas, Despachantes, Autoridade Portuária (Companhia Docas do Estado do Rio de Janeiro) e Armadores. Dispõe também de ambulatório médico para primeiros socorros e ambulância com serviço de UTI móvel. Amplos armazéns de embarque, desembarque e de bagagem garantem conforto aos turistas e prestadores de serviços. Além disso, amenidades como lojas, lanchonetes, restaurantes, salas VIP, cafés, livrarias, casa de câmbio, banco 24 horas, sistema de táxi pré-pago e um amplo estacionamento.

Prá quem vai embarcar aí e precisa de um hotel (sempre me perguntam isso), aí vai algumas sugestões:

1) Hotel Windsor Guanabara - na Av. Presidente Vargas, 392 - http://www.windsorhoteis.com.br/br/hoteis/windsor-guanabara/8/apresentacao.aspx

2) Puma Hotel (o mais próximo de todos) - Rua Sacadura Cabral, 43 - http://www.pumahotel.com.br/o_hotel.php

3) Center Hotel - na Av. Rio Branco, 33 - http://www.centerhotel.com.br/

4) Hotel São Francisco - na Av. Visconde de Inhaúma, 95 - http://www.hotelsaofrancisco.com.br/


Espero que as informações sejam úteis, e caso precisem de mais alguma, basta fazer contato. 

10 comentários:

  1. Parabens pelo blog , se houver mais dicas sobre cruzeiros publique pois em fevereiro de 2011 farei meu primeiro cruzeiro -no Grand holiday-e já estou muito ansioso.Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Ajudou muito essa indicação do Porto. Só existe um porto mesmo no Rio de Janeiro?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  3. Qual o endereço do Porto do Rio?

    ResponderExcluir
  4. Olá...parabéns pelo Blog. Estou meio perdido. Vou ao Rio de Janeiro fazer um Cruzeiro e não sei onde fica o Porto de lá? Vou sair de SP. É melhor descer na rodoviária ou no aeroporto de lá (Santos D. ou o Galeão)?

    ResponderExcluir
  5. Ufa, você salvou .Muito obrigada.Pode indicar um hotel próximo para hospedagem de uma noite antes do embarque?Tania

    ResponderExcluir
  6. Anônimo voce vai pro Rio comò? De carro, ônibus ou de avião? O porto é perto da rodoviária. Dá uns 5 minutos de taxi...
    Os aeroportos também não são distantes. O Santos Dumont é mais perto, não mais de 10 minutos de distancia de taxi.

    ResponderExcluir
  7. Tania, dei uma atualizada no post, acho que tem as respostas pras suas duvidas... Dá uma olhadinha... Abs.

    ResponderExcluir
  8. do porto tem saida de onibus para o cristo ?

    ResponderExcluir
  9. Pri, acho que não, mas mesmo que tenha, melhor você tomar um taxi, ou comprar um tour do navio. Mais seguro.

    ResponderExcluir