Navegar Com Estilo

Como estilo é essencial em tudo, ainda mais em se tratando de viagem, ainda mais em se tratando de viagem DE NAVIO, este blog obviamente pretende facilitar ao máximo a vida de quem curte (ou que ainda vai começar a curtir) esse tipo de atividade, tão em moda de uns tempos prá cá, e prá lá de estilosa, concorda? Se esta é sua primeira visita, veja o índice por assuntos, à direita do seu vídeo. E seja muito bem vindo!

sábado, 12 de maio de 2012

O Cruzeiro terminou, como é o desembarque?



Depois de algum tempo, (e como tudo o que é bom dura pouco), o fim da viagem é inevitável. E o processo de desembarque chato e lento. Supondo que um navio qualquer chegue ao porto e termine as manobras para " ser estacionado" às 08h00 da manhã, o desembarque começaria às 09h00, ou seja, aproximadamente 1 hora depois. E dependendo do numero de passageiros que desembarcam, pode durar mais 2 ou 3 horas e terminar depois de meio dia.

A ordem dos desembarques é mais ou menos assim:


1) No dia anterior, entre 23h e 01 da manha (pode variar de navio para navio), você coloca suas malas na porta da sua cabine. 




2) Você vai receber uma etiqueta (1 por mala) com uma cor específica, para diferenciar de outros grupos de hospedes que receberão outras cores, senao fica uma bagunça enorme na hora de pegar a bagagem. Mais ou menos assim: as malas de todos os passageiros são divididas em 8 grupos (hipótese, pode ser menos ou mais) nas cores branca, azul, amarela, verde, vermelha, marrom, preta e rosa. Aí vc recebe todas as suas etiquetas na mesma cor. No saguão do desembarque, vão ter 8 grupos de malas, por cores, para facilitar. Pois vc vai localizar suas malas entre outras 300 malas, com a mesma cor de etiqueta que a sua.


3) Com as malas no corredor, a tripulação (carregadores) pegam todas as malas e levam pro primeiro andar para desembarca-las.



4) Depois das 09h, quando o navio atraca, vários procedimentos são feitos ao mesmo tempo. Os carregadores vão tirando todas as malas e agrupando do lado de fora do navio, ou diretamente no salão de desembarque, separando as mesmas por grupos de cores. Os oficiais fazem os procedimentos de imigração dos estrangeiros abordo, carimbando os passaportes de todos que vão entrar e dando retorno aos brasileiros. O pessoal da vigilância sanitária entra no navio e começa as inspeções. Desembarque de lixo, embarque de comida, enfim... imagina a complexidade, né?! 

5) Mas sobre as malas, o que interessa, enquanto esses procedimentos vão sendo feitos, ao longo de 2, 3 horas de duração... você fica livre no navio para tomar café da manhã com calma, sentar, relaxar, ler, enfim.... pq é demorado mesmo.

6) Depois de um tempo, quando as pessoas estiverem aptas a desembarcar, para isto as malas de todos ja tem que estar organizadas do lado de fora, no porto, os procedimentos de imigração de todos realizados; o alto falante do navio, convida primeiro as pessoas que vão desembarcar em terra para passeios (que vão retornar ao navio no fim do dia, para continuar o cruzeiro), pois na maioria dos portos tem sempre embarque e desembarque.

7) Depois, as pessoas que vão ter o desembarque final são convidadas, e aí, é por grupo, senao dá uma fila de 2 horas... As escadas e elevadores não comportariam tanta gente. Primeiro chamam o grupo branco, depois rosa, azul, e assim por diante.

8) Quando chamarem a sua cor (ou senha), você vai estar somente com sua bagagem de mão. Você desce pro primeiro andar do navio, passa pelo raio-x do navio, sai do navio, entra no porto, no saguão e procura a turma de malas com a sua cor. Pode ser que este procedimento seja realizado ao lado do navio mesmo, como na imagem abaixo, e não no saguão do porto. 



9) Nesse momento, provavelmente ja vai ser no minimo 10h - 10h30, se vc der sorte de estar entre os primeiros. Mas o desembarque pode terminar até meio dia. 



E aí, é começar a planejar o próximo....... 



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Embarcando (ou fazendo escala) no Porto do Rio de Janeiro


Porto do Rio de Janeiro, Terminal de Passageiros Pier Mauá, Av. Rodrigues Alves, 10
Praça Mauá - Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro, um dos maiores do Brasil, é muito moderno e possui estrutura organizada para embarques em cruzeiros de itinerários nacionais ou internacionais.

Conhecido como Pier Mauá (http://www.piermaua.com.br/), o porto fica localizado na região central da cidade, super perto de tudo. A apenas dois quilômetros do Aeroporto Santos Dumont e a 11 quilômetros do Aeroporto Internacional Tom Jobim, ambos com acesso por vias expressas. Os principais pontos turísticos da cidade ficam a menos de 10 quilômetros do Terminal: Maracanã (5 km), Corcovado (7 km), Pão de Açúcar (6 km), Copacabana (8km). 

O Corredor Cultural do Centro do Rio - que abriga a Candelária, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), a Casa França-Brasil, o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal, entre outros - dista apenas 300 metros do Terminal de Cruzeiros.

E até 2013, dois novos e importantes museus estarão funcionando na Zona Portuária: Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio – MAR. Ambos fazem parte do Projeto Porto Maravilha.

Para os passageiros que chegarem no aeroporto do Galeão existem 3 opcoes: Taxi (Indicamos os Táxis credenciados), transfers pre-agendados ou o famoso ônibus Frescão.

O ônibus Frescão e uma ótima alternativa para quem chega perto do horario de embarque no porto e para quem esta com pouca bagagem. Ele demora, em média, 20 minutos com trânsito livre, e a parada é a 50 metros da porta de entrada do porto. Além de super econômico é também muito confortável!

Outra coisa que sempre me perguntam é sobre as opções de estacionamento, para quem vai de carro. Atualmente o estacionamento da Pier Mauá funciona na Avenida Rodrigues Alves, nº 241, em frente ao Armazém 4. Mas o próprio site alerta que em virtude das recém-iniciadas obras do Porto Maravilha na área, os passageiros devem consultar as orientações no site, www.piermaua.com.br, que estão sendo atualizadas regularmente e comunicam qualquer alteração nos acessos à Pier Mauá e ao estacionamento. É claro que a comodidade de estacionar dentro do complexo tem um custo. Caso prefira outras opções, existem algumas próximas na área. 

Ao chegar no Porto percebe-se que o porto do Rio de Janeiro é amplo, bem organizado, bonito e, aparentemente, bem seguro tambem. Basta ir com toda sua documentacao em maos e se guiar pelas placas indicativas !

O Terminal Internacional de Cruzeiros da Píer Mauá é dotado de confortáveis instalações para Alfândega, Polícia Federal, Policia Civil, Anvisa, Ministérios do Trabalho e Agricultura, Agências Marítimas, Despachantes, Autoridade Portuária (Companhia Docas do Estado do Rio de Janeiro) e Armadores. Dispõe também de ambulatório médico para primeiros socorros e ambulância com serviço de UTI móvel. Amplos armazéns de embarque, desembarque e de bagagem garantem conforto aos turistas e prestadores de serviços. Além disso, amenidades como lojas, lanchonetes, restaurantes, salas VIP, cafés, livrarias, casa de câmbio, banco 24 horas, sistema de táxi pré-pago e um amplo estacionamento.

Prá quem vai embarcar aí e precisa de um hotel (sempre me perguntam isso), aí vai algumas sugestões:

1) Hotel Windsor Guanabara - na Av. Presidente Vargas, 392 - http://www.windsorhoteis.com.br/br/hoteis/windsor-guanabara/8/apresentacao.aspx

2) Puma Hotel (o mais próximo de todos) - Rua Sacadura Cabral, 43 - http://www.pumahotel.com.br/o_hotel.php

3) Center Hotel - na Av. Rio Branco, 33 - http://www.centerhotel.com.br/

4) Hotel São Francisco - na Av. Visconde de Inhaúma, 95 - http://www.hotelsaofrancisco.com.br/


Espero que as informações sejam úteis, e caso precisem de mais alguma, basta fazer contato.