Navegar Com Estilo

Como estilo é essencial em tudo, ainda mais em se tratando de viagem, ainda mais em se tratando de viagem DE NAVIO, este blog obviamente pretende facilitar ao máximo a vida de quem curte (ou que ainda vai começar a curtir) esse tipo de atividade, tão em moda de uns tempos prá cá, e prá lá de estilosa, concorda? Se esta é sua primeira visita, veja o índice por assuntos, à direita do seu vídeo. E seja muito bem vindo!

domingo, 8 de agosto de 2010

Cruzeiros: Perguntas que todo mundo quer fazer e muitas vezes tem vergonha de perguntar


Os cruzeiros possuem atividades para crianças?
Com toda a certeza! A grande maioria das companhias de cruzeiros marítimos oferece programas supervisionados para crianças e adolescentes. Com atividades como esportes, vídeo games, filmes e competições em grupo, as crianças se divertem enquanto seus pais descansam ou aproveitam outras atividades no navio. As crianças também têm menu especial para as refeições. Alguns navios ainda oferecem descontos especiais para crianças que estejam dividindo a mesma cabine com dois adultos. 

Se minha cabine estiver localizada nos decks mais baixos do navio, eu vou estar abaixo do nível da água?
Não! Todas as cabines de passageiros estão localizadas acima do nível do mar, qualquer que seja a embarcação. Pelas leis internacionais, nenhuma cabine pode ficar abaixo do nível da água. 

Será que eu vou enjoar?
A questão do enjôo é muito relativa e pessoal: varia de pessoa para pessoa e da região do planeta onde você estará navegando. As águas brasileiras, por exemplo, são relativamete calmas. Por via das dúvidas, tenha na mala um bom remédio para enjôo. Os patches (aqueles adesivos transdérmicos - que a gente cola na pele) costumam fazer milagres. Navios de grande porte balançam muito pouco (muitos hoje em dia existem estabilizadores que diminuem o efeito da ondulação do mar), mas com o passar das horas isso pode incomodar. Agora, se você é do tipo de enjoa no carro ou em viagens de ônibus é possível que vá enjoar também no navio. 

Não há perigo de o navio afundar?
O risco é mínimo. Imagine quanto tempo levaria para um navio com 300 m de comprimento afundar. O litoral brasileiro tradicionalmente é seguro. No exterior já ocorreram casos de incêndios ou outros incidentes (raro), nos quais o navio simplesmente parou de funcionar e aguardou a chegada de um outro para prosseguir a viagem - e o máximo de inconveniente foi desligamento do ar-condicionado. Os navios mais modernos têm a tecnologia a seu favor, o que os torna extremamente seguros. 

Posso levar meus medicamentos?
Deve. Leve todos os seus medicamentos em embalagens originais. É aconselhável que eles estejam em sua bagagem de mão para que estejam disponíveis sempre que necessitar, pois sua bagagem despachada poderá levar algum tempo até chegar à sua cabine. Se você estiver usando medicamentos que necessitam de receitas médicas, certifique-se de estar levando a quantidade suficiente para toda a viagem, pois eles podem não estar disponível nos portos de parada ou no serviço médico do navio. Alguns dos remédios mais populares estão disponíveis a bordo do cruzeiro e podem ser solicitados ao serviço médico, se necessário. Mas atenção aos preços!!! Costumam ser muito caros. Um seguro de viagem é mais que recomendável... Converse com o seu agente de viagens! 

Ao chegar ao porto, como eu faço para entrar no navio?
Ao chegar ao porto, procure pelo píer onde seu navio está ancorado. Verifique se suas bagagens a serem despachadas estão devidamente etiquetadas e identificadas, conforme a documentação recebida da companhia marítima. Um funcionário devidamente identificado irá ajudá-lo a despachar suas malas. Depois, dirija-se ao balcão onde será feito seu registro de entrada no navio. Funcionários da companhia estarão sempre prontos a lhe fornecer todas as orientações necessárias para que seu embarque ocorra sem problemas. E não seja tímido: pergunte tudo! O embarque da maioria dos cruzeiros começa por volta das 13h00 - 14h00 (ou quatro horas antes do horário previsto para partida, que geralmente, em todo lugar do mundo, acontece no fim da tarde). É aconselhável que você cheque ao porto por volta do meio dia. O tempo para que sua documentação de viagem seja conferida, sua conta para gastos no cruzeiro seja aberta e você esteja pronto para entrar no navio é de aproximadamente uma hora. 

E para desembarcar, como funciona?
Em sua última noite de cruzeiros, as bagagens deverão estar do lado de fora de sua cabine, devidamente identificadas e etiquetadas, até às duas horas da madrugada. Certifique-se de ter deixado uma roupa para o dia seguinte e seus objetos pessoais de higiene. No dia seguinte, o café da manhã será servido bem cedo; então, os passageiros irão para os locais públicos do navio para aguardar o processo de desembarque. Isto permitirá á sua camareira limpar a cabine para o próximo hóspede. O desembarque ocorrerá em grupos. Uma vez fora do navio, suas bagagens estarão à sua disposição. 

O que é o "treinamento a bordo"? Tenho que participar?
Este treinamento refere-se principalmente ao uso correto dos coletes e botes salva-vidas, para os casos de emergências a bordo. O treinamento tem a duração de alguns minutos e é realizado antes da partida do navio. TODOS os passageiros deverão participar deste treinamento, de acordo com as normas internacionais de segurança. Mas não é chato não! É até bem divertido... 

Posso levar meu cachorrinho?
Não... Os au-aus, louros, gatinhos, passarinhos podem até fazer parte da família, mas devem ficar em casa. Há casos raros de navios que têm canil (normalmente os mais chiques e caros). Já os deficientes visuais devem solicitar autorização para viajar com cão-guia. 

Dá para tomar banho de mar durante o cruzeiro?
Sim. Mas não durante a navegação. Quando os navios fazem as escalas, os passageiros podem aproveitar o tempo da maneira que bem entenderem, incluindo tomar banho de mar. Nadar durante a navegação, só nas piscinas. Mesmo porque, pular lá de cima seria quase um suicidio, e a maioria dos navios tem vidros, barreiras de segurança bem altas, que impedem esse tipo de "brincadeira" de mau gosto ou mesmo por acidente... 

Quem vai arrumar minha cabine?Assim como nos hotéis, todas as cabines têm camareiros que diariamente trocam roupa de cama e banho e fazem a limpeza. 

O que são decks?

Decks nada mais são que os "andares" do navio. Cada deck costuma tem um nome. 

Tem ar condicionado no navio?
Todos os ambientes internos dos navios têm ar condicionado. 

O que é tonelagem?
Tonelagem é a forma como os navios são classificados. Na realidade, isso não significa "peso" do navio, mas sim o volume de água que ele desloca ao navegar. Quanto maior o volume de água deslocado, maior o tamanho do navio, ou seja, quanto maior a tonelagem, maior é o navio. 

O que é CALADO?
É a parte do navio que está "debaixo" d'agua. 

Como é o funcionamento das gorjetas?
É norma internacional nos cruzeiros dar gratificações a camareiros, garçons e maitres. Alguns navios cobram esta gorjeta antecipadamente, devido ao fato da maioria dos brasileiros não ter o hábito de dar gratuidades espontaneamente. Mas quando não for pago antecipadamente, damos as seguintes sugestões para agradecer aqueles que lhe serviram:

- Garçom do restaurante: US$ 3,50 por dia, por pessoa.
- Camareiro: US$ 3,50 por dia, por pessoa.
- Assistente de garçom: US$ 2,00 por dia, por pessoa.
- Maitre: US$ 2,50 para cruzeiros 03 e 04 noites e US$ para cruzeiros de 07 ou 08 noites.

É costume dar gorjeta também às equipes de cabine. Normalmente é estabelecida a importância de US$ 8,50 por dia, por pessoa. O total deste serviço, é incluido automaticamente na fatura do hóspede, juntamente com as despesas a bordo. 

Como funciona o uso das áreas úteis no navio?
Todos têm direito ao uso das mesmas áreas úteis do navio (piscina, espreguiçadeiras, academia de ginástica, sauna, salões, refeições, restaurantes, atividades a bordo, gincanas, shows, discoteca, etc.), independentemente de terem comprado a cabine mais barata ou mais cara disponível. 

Tenho que obrigatoriamente descer do navio em todas as escalas?
Não. Você pode relaxar na piscina ou participar de alguma atividade que esteja acontecendo no navio. Mesmo quando o navio está visitando um porto, sua rotina de refeições e atividades permanece inalterada e você pode fazer o que desejar. Pode-se descer e subir a bordo quantas vezes se desejar durante as escalas, mas atenção com o horário de saída do navio: eles não vão esperar por você caso você se atrase. O navio vai embora mesmo e você terá de se virar para voltar para sua cidade. 

Como devo me vestir?
Para a vida a bordo aconselhamos roupas leves, esportivos e calçados confortáveis, de salto baixo. Nos portos de escala, para as excursões em terra, usa-se traje esportivo de sua preferência, como camisetas, blusas, shorts, bermudas e sapatos bem confortáveis. Os navios possuem ar condicionado, portanto as pessoas devem estar preparadas co roupas adequadas à temperatura do ambiente. Durante cada cruzeiro é costume realizar pelo menos uma noite de gala (informe-se sobre o seu navio com seu agente de viagens), nas quais sugerimos aos homens o uso de paletó e gravata e para as mulheres, vestidos de noite. Também é aconselhável levarem máscaras de motivos carnavalescos, fantasias ou camisa do time de futebol preferido, para eventuais participações em noites que incluam programações tropicais, brasileiras e outras. É expressamente proibido usar traje de banho no restaurante e para trafegar nos corredores. Solicita-se o uso de saída de praia ou camiseta e sandálias. Cruzeiros de categoria luxo exigem trajes a rigor. 

Alguma dúvida não foi respondida aqui?
Entre em contato e nos ajude a completar a lista de perguntas e respostas: info@viajarcomestilo.com.br.

sábado, 7 de agosto de 2010

Viajando de Navio

Nos últimos anos, as viagens de cruzeiros marítimos vem crescendo imensamente em todo o mundo, estimuladas principalmente, pelo aumento da demanda de diferentes formas de lazer.
Atualmente, mais de 300 navios de cruzeiros realizam o transporte de milhões de pessoas nos mares do Caribe, Alaska, Mediterrâneo, Austrália e Nova Zelândia, Norte Europeu, Ásia, Grécia, Patagônia e é claro, na Costa Brasileira.
O nosso país apresenta excelentes condições naturais para o desenvolvimento do turismo marítimo. Nosso litoral é extenso: mais de 7 mil quilômetros banhados pelas águas do Atlântico. Nosso clima é tropical, temos muito sol e calor em toda a nossa costa durante a maior parte do ano.
Temos um cenário natural prá lá de favorável, com paisagens que nos remetem à idéia que temos de paraíso.
Todos estes fatores juntos propiciam a prática desse tipo de atividade turistica aqui no Brasil.
Os navios de cruzeiro são verdadeiros resorts flutuantes, hotéis-lazer 5 estrelas navegando pelos mares. Além de oferecerem, em média, cinco refeições diárias inclusas no seu preço, você terá a sua disposição piscinas, academias de ginástica, cassinos, atrações, cinemas, biblioteca, sala de leitura, internet, shows, aulas de dança, lojas free shop e teatros.
De modo geral, existem três tipos de cabines num navio de cruzeiro: internas, externas e suítes. As cabines internas não têm janelas, nenhum tipo de vista panorâmica para o oceano. Já as cabines externas podem ter varanda, escotilha ou janela panorâmica. As suítes normalmente têm dois ou mais cômodos: sala de estar, 1 ou 2 quartos, varanda. Algumas possuem até ante-salas, e as mais VIPs, aquelas de sonho mesmo, podem ter dois andares, elevador privativo e (pasme!) serviço exclusivo de mordomo. Tudo depende do porte e categoria do navio.
Com relação ao tamanho, os navios de cruzeiro se dividem em pequeno, médio e grande porte. Os de pequeno porte transportam até 500 passageiros, e podem alcançar lugares de acesso mais difícil. Os navios de porte médio transportam entre 500 e 1500 passageiros. São navios com mais opções de entretenimento e atividades. E os navios de grande porte transportam até 3000 passageiros. São considerados mega-resorts flutuantes com suas ruas de lojas e bares, piscinas e diversas opções de puro lazer.

Curiosidade: Atualmente, o navio Freedom of the Seas, da companhia Royal Caribbean - http://www.freedomoftheseas.com/ - é considerado o maior navio do mundo!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Navios no Brasil o ano inteiro???

Você que gosta de viajar de navio na costa brasileira, ou mesmo que faz planos para; não sei se já parou prá pensar nisso, ou se observou, mas a temporada de cruzeiros na costa do Brasil não dura o ano todo. Certo?


Navio MSC Armonia, uma das grandes sensações da temporada 2010-2011 no Brasil.

Isso mesmo. Os navios começam a chegar no Brasil em Outubro, Novembro... e permanecem no máximo até início de Abril, quando "sobem" o mapa mundi, com destino ao hemisfério norte, afinal, a temporada do verão caribenho e principalmente do europeu (que vai de Abril a Setembro) é a mais lucrativa do setor em todo o mundo.

Isso significa que, se nada mudar nos próximos anos, o incrível número de turistas que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016 (eventos que tradicionalmente acontecem nos meses de Junho e Julho) ficariam de fora e não incrementariam o setor que tanto cresce no turismo brasileiro nos últimos anos. (Uma pena!!!)

Mesmo com os investimentos previstos para a melhoria dos terminais de passageiros em sete portos do Brasil, e a já anunciada parceria entre hotelaria e os operadores de cruzeiros marítimos para ampliar a oferta de leitos no País, o setor de cruzeiros, que prevê crescer 36% este ano, ainda não vê a possibilidade de participar dos eventos esportivos de 2014 e de 2016.

De qualquer modo, as empresasm que comercializam as viagens de cruzeiro, como  MSC, Costa e Royal Caribbean estão otimistas com os resultados obtidos no Brasil nos últimos anos, e preveem a chegada de novos navios para compor a frota em 2012 (isso é bom demais prá VOCÊ, pois mais opções, mais qualidade e preço menor).

O governo brasileiro, por outro lado, vê na indústria de cruzeiros a melhor saída para a falta de leitos de determinadas cidades, visando a atender a demanda da Copa e das Olimpíadas.

O fato é que especialistas do setor não acreditam que essas obras irão resolver o problema; pois como já foi dito, além do fato de julho ser a melhor temporada de cruzeiros na Europa, problemas como altas taxas, burocracia trabalhista e falta de flexibilização para vistos complicam ainda mais as conversas com o governo.

Esses eventos acontecem em julho que é a alta temporada europeia. É quando os preços são os mais altos do mundo, e o custo de se operar na Europa é muito mais baixo do que o de operar no Brasil. Dá prá acreditar?! Se o custo continuar alto, se a questão de vistos para estrangeiros não for simplificada, e se os impostos e taxas portuárias continuarem tão elevados, não acredito que alguma empresa vá disponibilizar navios. Seria prejuízo pra ela. 

Se a ideia é manter navios na costa brasileira durante os doze meses do ano - antes e depois dos eventos esportivos, as negociações tem que ser longas, e oficiais, pois ninguem vai se arriscar assim por nada.

Para o gerente comercial da MSC, a empresa está sempre atenta a novas oportunidades, mas tudo depende de conversas e acordos com os interessados em trazer os cruzeiros ao Brasil durante a Copa. "Ainda não há nada de concreto; na verdade saem rumores a todo momento, mas por se tratar de julho, que é um período em que os navios estão na Europa e o mercado por lá fica muito aquecido, é difícil ter equipamento para suprir essa demanda. Atualmente os custos dessa operação são muito altos, e dessa forma fica praticamente impossível".

Outra empresa que também está reticente em relação à participação do setor na Copa é a Costa, que acredita que, se o governo não facilitar a vinda e permanência dos navios na costa brasileira durante um ano inteiro, a logística para trazer e levar um navio da Europa será um empecilho, já que este processo pode atingir uma média de 30 dias. "A Copa é em julho, não há navios em operação no Brasil nesses meses. Não sei como tudo ficará até lá, mas ficaria mais fácil se tivéssemos navios que operassem o ano todo. A logística para trazer e levar um cruzeiro da Europa, para a Copa, além de demorada, pode inviabilizar o processo", enfatizou o consultor de Marketing Francisco Ancona Lopez.

Temporada de 2011


O setor de cruzeiros, que irá receber 20 navios na próxima temporada, que se inicia em outubro deste ano e vai até maio de 2011, face a 18 navios em 2009/2010, prevê crescer 23% no número de passageiros transportados, atingindo a marca de 884 mil pessoas, ante as 720 transportadas na última temporada. Além disso, as empresas de cruzeiro esperam receber mais navios, como é o caso da Royal Caribbean, que irá receber três navios até 2013. "No mundo nós temos mais de 30 navios, e iremos receber um este ano, um em 2012, e um em 2013. Na última temporada atuamos com dois navios no Brasil, e vimos a necessidade de colocar mais um nesta temporada", contou o diretor comercial da Royal Caribbean, Ricardo Amaral.

A empresa MSC Cruzeiros, que atuou no Brasil na última temporada com seis navios e que para 2011 se diz obrigada a reduzi-los a cinco por falta de infraestrutura portuária, também espera a chegada de mais um navio em 2012. Entretanto, ainda não vê possibilidade de ampliar o atual quadro de navios no País. "Tínhamos a intenção de manter 6 navios, mas tivemos de excluir essa ideia por falta de estrutura portuária e de infraestrutura das cidades. Ainda assim acredito no mercado brasileiro", disse o gerente comercial Edi Guerreiro.